sexta-feira, 1 de maio de 2009

DAFNIS PRIETO - Um jovem batera cubano


Através de um comentário, na postagem abaixo, do ótimo blogueiro SÉRGIO SÔNICO tomei conhecimento desse talentoso músico, compositor, bandleader e mui criativo baterista cubano DAFNIS PRIETO.

Com a devida autorização, transcrevo aqui o ótimo texto escrito pelo colega sobre o músico e um de seus discos - foto da capa - gravado em 2006:

"O Big Bang por Dafnis Prieto e seu absoluto Quinteto.

... Eu não sei se está no mercado a droga que o cubano Dafnis Prieto tomou. Indicar também, não seria politicamente decente, mesmo que soubesse a fonte e dela me fartasse. Aliás, já que o assunto, cíclico, veio de novo à tona: por trás de toda a droga, há sempre um amador no crucial momento do insight. Então, impossível precisar se era mesmo a lisergia agindo no exato da criação. O bateirista Dafnis, definitivamente, não é um amador. Pra provar, o registro em disco, CD.

Precisa foi a forma (musicada) do big bang que aqueceu o caldinho de esperma, lava e lama que culminou em gente feito eu, você e as lá-baratas. Os leões e os tubarões... As borboletas e o livre arbítrio. Mas deixemos de lado o nosso finado juízo de valor. O fato é que o cara, esse gênio da foto aí em cima, tava lá, quando o caldo entornou explodindo em vida bruta e pronto! Dafnis Prieto e seu absoluto Quinteto fotografou, dirigiu e montou todo o processo, nos legando esse docudrama. Instante por instante. Mas não se subestime, rapaz, porque até tu, bructus - projeto de caveirão -, no big bang já esteve. Mas aí, amadores torpes, jamais soubemos (vês que me incluo? então né nada pessoal) o lugar certo de experimentar o ensejo. Dito isso, pra encurtar conversa, ele, o baterista cubano que conseguiu capturar e capitular as imagens, careta que estivesse, registrou bem assim o momento da criação. Péraê, péraê, péraê! ... Nada não. Quis dizer, piraí, piraí, pira aí."

*****

Pois é, acessem a página do Sônico e lá encontrem os links para baixar as músicas, além do de uma entrevista que Dafnis deu para o blog "O Baterista".

Como aperitivo, vejam logo um pequeno solo deste batera, também registrado naquele blog especializado: http://www.obaterista.com/26-solo-dafnis_prieto.htm

E ouçam duas das músicas do disco no meu podcast aí ao lado: "Coolest" e "New Elephant".

*****

4 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM MESMO !!
VALEU A DICA !!!
Ele toca com o Michel Camilo que eu admiro muito tb ...

:: Daniel Figueiredo ::
www.danielfigueiredo.com.br

John Lester disse...

Obrigado por mais uma excelente dica. E que história é essa de sair tocando no Rio sem me avisar???

Grande abraço, JL.

figbatera disse...

Pois é, caro Lester, as coisas acontecem assim, sem se programar. Você é um carioca que, me parece, pouco vai ao Rio, né?
Eu, um "mineiroca" que vou sempre lá, aproveito as brechas que me oferecem pra tocar um pouco com a rapaziada.
Devo voltar ao Rio ainda este mês e espero ter mais oportunidades como estas; se "pintar", conto tudo pra vocês aqui.

Sergio disse...

Fig, valeu por me ajudar a espalhar a música brilhante desse teu parente batera de mão cheia pelo mundo. Quanto a encontrarmo-nos pelo Rio, cara, é só dizer onde vais estar/tocar que farei o possível pra prestigiar.
Um abraço.