quinta-feira, 12 de março de 2009

Meu "podcast" - Uma linda música!


Estou inaugurando uma nova funcionalidade aqui no blog:
instalei - ali na barra à direita - o meu "podcast". Para essa estréia, escolhi a música YESTERDAY'S DREAMS de Don Sebesky, que desde a primeira vez que ouvi - faz muito tempo - eu gostei demais; ela consta do LP (vinil) "Cornucopia" do Dizzy Gillespie.
Aliás, aproveito para pedir ao Lester, no Jazzseen, ou ao Salsa - lá no Quintal do Jazz - que façam, se o julgarem merecedor, uma resenha sobre esse trombonista, compositor e arranjador DONALD J.SEBESKY.
Recorro aos amigos mais capacitados e mais bem informados, pois esta não é a finalidade deste bloguinho. Mas, por favor, não "colem" simplesmente sua biografia em inglês; os monoglotas, como eu, agradecem.
Dando uma pesquisada na web apurei que ele nasceu em 10.12.1937 em New Jersey e tem uma rica carreira musical, com grande número de composições para filmes, shows de TV, jingles comerciais, e também já participou como músico e arranjador em dezenas de trabalhos ao lado de "feras" como WES MONTGOMERY, GEORGE BENSON, CHET BAKER, QUINCY JONES, FREDDIE HUBBARD, DIZZY GILLESPIE e muitos outros.
Já teve também várias indicações para o Grammy Award e já "faturou" o prêmio algumas vezes. Entre suas composições, além da que vocês podem ouvir aqui, estão "The rite of spring", "I remember Bill", "Free as o bird", "Joyful Noise Suite", etc.
Maiores informações, só se (e quando) algum outro blog fizer a dita resenha...

*****
Como não tenho nenhuma outra versão da música em meus arquivos, cometi a ousadia de colocar esta singela gravação que fiz aqui em casa - em trio - em julho passado, durante uma das nossas agradáveis tertúlias semanais.

****

17 comentários:

Aluizio Amorim disse...

Olney,
realmente Don Sebesky está, para mim, dentre os melhores maestros e arranjadores. Conheci o trabalho dele naquele que é o melhor disco do guitarrista e cantor John Pizarelli, intitutlado "Meets the Beatles". É o trio de Pizarelli com um tremenda orquestra regida por Sebesky que também fez os arranjos e toda a regência. Há inclusive em DVD. Se vc não conhece esse disco do Pizzarelli, vale a pena dar uma escutada e se possível ver o DVD, que é um show fantástico. São 12 músicas, todas dos Beatles em arranjos de excelente qualidade e bom gosto. Há algum tempo passou no Multishow, que tinha um programa dedicado ao jazz e acho que não tem mais. É que a televisão brasileira em matéria de música é uma miséria total. Nesses arranjos para esse disco há até, se não me falha a memória, coisas em bossa nova. Acho que é Here Comes The Sun, de Harrison, tocada e cantada por Pizzarelli em bossa nova. Tenho o CD e vou ver se lhe envio algumas faixas para que você veja a competência de Sebesky.
Abração. Gostei muito do Podcast e realmente a composição é de alta qualidade.
Aluízio Amorim

Anônimo disse...

Virou um blogeiro de mão cheia! Além de cozinheiro e baterista claro!!! rs...
Estamos sempre por aqui, bisbilhotando...

Abraços grandes!!!
Vitor.

Anônimo disse...

Falar sobre essa musica eh perder tempo pois sua beleza e qualidade
não teem palavras.
Abraco do Rio
Roberto

figbatera disse...

Obrigado, Aluizio, apreciaria muito receber o arquivo com as músicas.

Valeu, Vitão, mas, cozinheiro(?)eu gostaria mesmo de ser...rs

Roberto, aproveite bem (com muito som) sua atual temporada carioca.

Grande abraço a todos os amigos!

John Lester disse...

Prezado Olney, excelente iniciativa. A versão em trio está mais que satisfatória.

Anotei a dica e, assim que puder, posto sobre o Sebesky.

Grande abraço, JL.

Anônimo disse...

Seu Olney,
retirado da coluna do LOC no JB do dia 15 ."Denny Zeitlin deixou de ser músico dos músicos e junto com Steve Kuhn e Paul Bley constituem um elo de ouro da corrente do pianismo jazzístico, ao mesmo tempo erudito e swinging, que vai de Bill Evans a Keith Jarrett, Brad Mehldau e Jason Moran".Portanto todas as comparações sobre a semelhança física entre ambos e nada mais q uma respeitosa homenagem aos dois.
Seu Amorim,
O cd tributo aos Beatles é o mais comercial , simpático e menos jazzístico de John Pizzarelli.A faixa "Here Comes The Sun" de autoria de George Harrison tem levada de Bossa Nova, sim.Recomendo, queira conhecer a melhor da cepa do jazz de Pizzarelli(músico em acelerada estagnação artística na minha visão) os discos Kisses in the Rain (Telarc 2000) e P.S. Mr.Cole (RCA 1996).

figbatera disse...

Ok, "seu" edú, obrigado pelas dicas.

Sandra Leite disse...

"cometi a ousadia de colocar esta singela gravação que fiz aqui em casa - em trio - em julho passado, durante uma das nossas agradáveis tertúlias semanais"

Caríssimo, jura que isso é singelo?:)

bjs

LeoPontes disse...

Este meu parceiro de cozinha é muito ousado mesmo. Receber um "satisfatorio" do Mestre Lester já é um grande prêmio e sem mencionar o Vitão que é meio suspeito né?
Aos outros comentários silenciosos recebam meu abraço singelo !!

Valeu e muito !!!

Leo Pontes

figbatera disse...

Cara Sandra,
obrigado pela visita.
Reitero, sim, a singeleza da gravação, feita sem o concurso de um bom arranjador e sem os grandes recursos técnicos hoje disponíveis.
E parabéns pelo seu ótimo "IéBN".
Abração, apareça sempre.

Anônimo disse...

Blz de radiola, meu camarada. Mais um local pra se ouvir úsica de qualidade.
Abs
Acir Vidal
www.contraovento.blogger.com.br

PS: Já tem o "Bossa Eterna", com Raul de Souza, João Donato, Luiz Alves & Roberinho Silva. É da Biscoito Fino. Precisa dizer mais alguma coisa?

figbatera disse...

Agradeço a visita, Acir, amigo de infância, hoje um ótimo "blogueiro" radicado em Vitória-ES.
Ainda não tenho o tal CD; pelo time de músicos e pela gravadora, só pode mesmo ser coisa boa!
Música é o que não falta mesmo aqui: além do podcast, tem a rádio e o player Finetune. APROVEITEM!

Valéria Martins disse...

Olá, FigBatera! Obrigada pelo simpático comentário e pelo elogio.

Nas fotos do post anterior ao que está "no ar" eu tinha 18 anos, mas as pessoas dizem que eu estou "igualzinha"... Hahaha!

Vejo que toca bateria e mora em Cataguazes, certo? Sempre gostei mais de rock, mas de uns tempos para cá estou descobrindo o jazz. E curtindo muito!

Aliás, vc que gosta de escrever e de música, conhece o site Mojo Books? Tem link no meu blog, clica lá. É um convite a escrever com inspiração em discos, singles etc. Vc vai adorar!

Abraços!

Dani Benaion disse...

Ora ora, e ainda é cozinheiro de mão cheia???
Isso que eu chamo de um "batera" de responsa ;)
Volte sempre ao BIOTRANSITANDO viu
Pena qe vc não toca em BH, eu estou por lá de vez em quando.

figbatera disse...

Valeu, Valéria, grato pela visita.
Vou lá conhecer o site que vc indicou.
Um abraço!

figbatera disse...

Olha, Dani, esse papo de "cozinheiro" é conversa fiada; eu bem que gostaria de saber pilotar um fogão.
Da "cozinha" que eu entendo (um pouco) é como é chamada a seção ritmica das bandas, formada por piano/baixo/bateria, ou, às vezes, só baixo/bateria, ok?

No início dos anos 90 já toquei com uma banda de BH (aliás, chamava-se BH-2000); atualmente nem tenho ido à capital pois o maior amigo/músico que eu tinha lá já está tocando no céu...

Abraço!

A n d r e a disse...

Fig, seu blog ta cada vez mais bombado, parabéns!!! vou adotar o seu podcast. Um abraço.