Como prometido, trago as notícias de minha recente viagem ao Rio; um pequeno passeio pra matar a saudade da cidade e dos meus amigos músicos.
Cheguei lá na quarta-feira, dia 10, mas um compromisso social com parentes me impediu de naquele mesmo dia começar minha maratona musical.
Mas na quinta, 11, tinha um bom programa da Lapa (sempre tem) e fui ao SANTO SCENARIUM ouvir o quarteto liderado por Paschoal Meirelles, numa aprresentação dedicado ao chorinho brasileiro. Estavam no palco com ele o Osmar Milito (piano), Sergio Barrozo (baixo) e Daniel Garcia (sax-tenor).
Pela qualidade dos músicos, nem é preciso dizer que foi mesmo muito bom; o local, pra quem ainda não conhece, parece mais uma igreja, tantos são os oratórios, imagens e fotos de santos. Interessante. E a música é, também, uma forma de oração.

A sexta-feira é dia de bossa-nova no Allegro Bistrô e, após uma longa caminhada pela manhã pela orla (do Leme ao Pontal) e uma boa soneca à tarde, fui me deliciar com o som gostoso do quarteto formado por Fernando Merlino (piano), Tino Jr. (sax-tenor), Rômulo Gomes (voz e baixo) e Ricardo Costa (bateria e voz).

Obs.: O Merlino não "coube" na foto.
Sábado, a partir de meio-dia, começa de novo o som no Allegro e lá estavam pra nosso deleite o Kiko Continentino (piano), Jefferson Lescowich (baixo) e o genial Neguinho (bateria e trompete) apresentando um som de primeira qualidade, como sempre.

Pra encerrar a minha curta mas proveitosa temporada no Rio, fui à noite ao TribOz, simpática casa da Lapa que tem uma programação musical maravilhosa, principalmente voltada ao jazz.
Naquela noite assisti a um show do trio liderado por CLIFF KORMAN, pianista novaiorquino, compositor, grande pesquisador e admirador da música brasileira, acompanhado por Jefferson Lescowich (baixo) e Pascoal Meirelles (bateria), que nos proporcionaram momentos de puro deleite, com novos arranjos e interpretações de belos temas da música brasileira e internacional.

Pascoal, eu e Jefferson
Depois de sete meses distante daquele ambiente, foi grande a minha alegria em voltar a ver/ouvir aqueles grandes instrumentistas e suas magníficas performances pelas tardes e noites da cidade maravilhosa.
*****