segunda-feira, 7 de julho de 2008

SINUCA - Um esporte de muita técnica



147 pontos, o marco da sinuca: 36 tacadas consecutivas sem falta

Fonte: artigo de João Luiz Cardoso (extraído do site da Federação de Sinuca do DF)

147 é o número máximo de pontos que pode ser atingido por um atleta em uma seqüência de tacadas na regra internacional. O jogador deve encaçapar de forma consecutiva uma bola vermelha seguida de uma bola preta por 15 vezes, depois todas as demais bolas coloridas da mesa em seqüência, de 2 a 7. São 36 tacadas sem que o jogador cometa nenhuma falta.

Se em outros esportes nós temos o "gol de placa", o "ipon", o movimento nota 10, na sinuca talvez a expressão que melhor caracterize essa seqüência seja "perfeição de jogada". Quando a primeira tacada é executada o expectador não tem idéia do que ele espera acompanhar. Aos poucos ele começa a se contagiar com o momento e à medida que as bolas vermelhas vão caindo há uma unanimidade na torcida - a maioria quer ver o jogo bonito, a finalização da seqüência em 147 pontos. Quando isso não acontece fica um gostinho de quero mais amargando a boca de todos.

Quem acompanha, por exemplo, uma partida de Pool sabe que a primeira tacada consiste no "break", ou seja, a bola branca atinge com força as bolas arranjadas em um tipo de losango e elas são espalhadas sobre a mesa. Na maioria das vezes, o posicionamento permite a um atleta de nível internacional encaçapar todas as bolas em seqüência.

Na regra inglesa de sinuca (internacional) não há essa facilidade, muito pelo contrário; ao encaçapar as bolas vermelhas dispostas em triângulo o jogador deve se preocupar em não espalhá-las sobre a mesa, pois ele sabe que se cometer algum erro o seu oponente terá condições de "fechar a partida".

O momento mais importante de uma seqüência de 147 pontos é quando o jogador tem que matar a bola sete e espalhar, de forma muito controlada, as bolas vermelhas que ainda ficaram agrupadas em triângulo, de forma a permitir a continuidade da jogada. Esse momento não é marcado por uma pancada nas bolas, tipo break, mas por uma uma tacada sutil - pura técnica.

Não basta que o jogador seja um exímio "matador", como é comum dizer, ele tem que possuir uma técnica extremamente apurada e ter o que chamamos de completo "domínio da bola branca".

Quem já conseguiu realizar essa proeza, mesmo que em treinamento ou em um jogo com amigos, pode ser considerado um excelente jogador. O diferencial que realmente define um campeão é realizar essa seqüência de 147 pontos em um ambiente de competição, com todas as adversidades que um campeonato exige de seus participantes - presença do público, pressão da torcida, nervosismo, etc.

Fazer 147 pontos em seqüência é inacessível à maioria dos entusiastas, mas um marco para aqueles que se dedicam ao esporte com afinco, um divisor que separa o excelente jogador, o campeão, dos demais.

Este na foto é o excelente MIGUELZINHO, já várias vezes campeão, durante o campeonato brasileiro de 2006.

Vejam, agora, um vídeo sensacional do genial CLIFF THORBURN, numa sequência de 147 pontos, em 1983, marca atingida pela 1a. vez numa final de campeonato; e também este com o super-campeão STEVE DAVIS.

Nenhum comentário: