terça-feira, 4 de setembro de 2012

Banda ALLEGRO

     A nossa nova banda agora já tem nome.

   Partindo de uma sugestão do meu amigo MOREL Araújo (*) e com o oportuno palpite de Madame H, resolvi homenagear um verdadeiro templo da música que foi o ALLEGRO BISTRÔ, onde desfrutei de momentos maravilhosos, em memoráveis tardes e noites no Rio de Janeiro. 

   Situado em Copacabana, dentro da Modern Sound (antiga loja de discos) o Allegro apresentava sempre um ótimo programa musical, tornando-se um dos locais preferidos pelos músicos, não só para tocar, como para apreciar e dar "canjas" (vocais e instrumentais).

   Infelizmente, e deixando muitas saudades, os antigos donos não suportaram a grande queda na venda de discos, CDs e DVDs, vindo a fechar a loja há cerca de um ano.  


   Em todas as minhas viagens ao Rio, nos últimos 15/20 anos, nunca deixei de frequentar o Allegro, na certeza de lá encontrar bons músicos e amantes da boa música, num ambiente tranquilo, aconchegante e com ouvintes interessados; e assim, tive oportunidade de, por várias vezes, ser convidado a dar "canjas" junto a grandes músicos que lá tocavam ou que por lá passavam.   

   A nossa singela homenagem está feita e esperamos modestamente honrar o nome daquela saudosa casa.

                                           ---   ***  ---

(*) O Morel me havia sugerido "TRIO BOSSA 49" ou "BOSSA TRIO 49" relembrando o "Porão 49" (que eu não conheci) onde, na década de 50, se reuniam músicos que iniciavam uma verdadeira "revolução" chamada bossa nova, liderados pelo grande Johnny Alf, cantor, compositor e pianista, realmente um pioneiro da modernização da música brasileira.  Na mesma linha, optamos pelo "ALLEGRO", ainda "vivo" em nossa memória.


***** 



   

9 comentários:

figbatera disse...

Faltou dizer que o Allegro era a casa da cantora Andréa Dutra que lá cantou - todos os sábados - durante cinco anos, sempre acompanhada de ótimos músicos. (Alô Délia Fischer!...)
Lá tb foi onde eu conheci o saxofonista J.T.Meirelles e participei da comemoração do aniversário de João Donato, em 2008.
Enfim, são muitas recordações...Saudade imensa!

Handiara disse...

Mesmo tendo frequentado pouco o Allegro, deu pra me encantar com o espaço, a decoração e princialmente os eventos semanais. Mas o novo Allegro vai Bombar e com certeza o levaremos para visitar outras encantadoras casas de jazz no Rio de Janeiro e outras cidades que nos oferece este adorável estilo musical.

figbatera disse...

Seria ótimo! Vamos nessa...
bjs

Morel Barbosa de Araujo disse...

Meu amigo Olney,fico feliz que optou pelo nome ALEGRO que nunca CHEGUEI a freguentar, mas já ouvi e já li muito sobre ele. Agradeço também por ter sido um dos primeiros a dar início para a escolha do nome desse belíssimo Trio que, com certeza vai nos trazer o que há de melhor na nossa música e que será uma referência para a nossa cidade.A você e todos componentes de sua nova Banda,SUCESSO.Um grande abraço desse seu amigo.

figbatera disse...

Valeu, Morel, foi a partir de sua sugestão que chegamos ao resultado.
Abração!

HotBeatJazz disse...

oi Fig!
passando para deixar os votos de um ótimo 2013, para vc e toda família.

Anônimo disse...

The information were very helpful for me, I've bookmarked this post, Please share more information about this
Thanks

Anônimo disse...

Very soon this site will be famous among all blogging visitors, due to it's nice posts

Review my site; sexyhotgirlz.com

Sayonara Salvioli disse...

Olá, Olney... ou "Figbatera"! Como vai? Venho retribuir devidamente (ainda que com uns três anos de atraso) uma visita sua ao meu blog... Trata-se de um blog de crônicas – o Lauda Eletrônica – e, na ocasião em que você havia comentado um de meus textos, tratava-se de uma crônica que contava a história de meu peculiar nome... Hehe ;) Esse meu nome, que é culpa do Marlon Brando!
Saudações artísticas :)
P.S.: Interrompeu as postagens?! Volte que iremos, certamente, prestigiá-lo em sua arte musical! Parabéns pelo seu dom!